A cirurgia bariátrica pode ser vista tanto como uma opção estética quanto uma intervenção voltada para a saúde, dependendo da situação.
Quando indicada para indivíduos com obesidade, a bariátrica tem como finalidade melhorar a saúde, reduzindo o risco de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Já em casos de pessoas com sobrepeso, sem a presença de comorbidades, a cirurgia pode ser considerada por razões estéticas, para levar à perda de peso e melhora da aparência.
Independentemente do caso, porém, é necessário passar por uma avaliação médica criteriosa para analisar os riscos e benefícios.
Prossiga com a leitura para saber se a bariátrica é uma questão de estética ou saúde e entender os dois casos.
Relação entre IMC e os tratamentos

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Também é indicada para pessoas com IMC acima de 35 e doenças associadas, como hérnia de disco, colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.
Pessoas com IMC igual ou superior a 27 podem se submeter a procedimentos não cirúrgicos como o balão intragástrico.
Falaremos das técnicas de cirurgia bariátrica e do balão intragástrico mais adiante no post.
Lei também: Desconforto no estômago: 5 alimentos que podem causar isso
Avaliação pré-cirurgia bariátrica
Quando a pessoa procura um médico para saber se é elegível à cirurgia, a primeira etapa é passar por uma avaliação completa de suas condições de saúde. Ela inclui:
- Anamnese, ou seja, a coleta da história médica do paciente
- Exame físico
- Exames laboratoriais, como hemograma, glicemia, colesterol, coagulograma, entre outros
- Exames de imagem, como ultrassonografia de abdômen, ecocardiografia e eletrocardiografia
- Avaliação pulmonar
Como é feita a avaliação Pré-Cirurgia bariátrica?
A avaliação tem como objetivo prever e prevenir possíveis complicações. Além disso, é importante verificar se o paciente está apto para o procedimento e para avaliar o seu estado de saúde geral.
Depois, o paciente inicia um período de acompanhamento multidisciplinar que pode durar de três a seis meses
Lembre-se: o tratamento com o balão intragástrico pode ser feito por jovens a partir de 16 anos. A bariátrica é possível para maiores de 18 anos – a idade limite é de 65 anos.
Técnicas de cirurgia bariátrica
A escolha do método depende das condições clínicas do paciente, suas necessidades e objetivos. Aqui estão as principais opções disponíveis:
Bypass gástrico
Uma das técnicas mais consagradas, o bypass gástrico reduz o tamanho do estômago por meio de grampeamento, que cria uma pequena bolsa gástrica e altera o trajeto do intestino delgado.
Isso limita a ingestão de alimentos e reduz a absorção de calorias, promovendo perda de peso significativa. Além disso, a técnica estimula a produção de hormônios que controlam a fome e aumentam a saciedade.
Sleeve gastrectomy (gastrectomia vertical)
Cerca de 80% do estômago é removido, transformando-o em um tubo estreito. Esta técnica reduz a capacidade de ingestão alimentar sem alterar o trânsito natural do intestino.
É uma opção para pacientes que desejam perder peso e têm menos complicações associadas. A sleeve também influencia a produção de hormônios relacionados ao apetite.
Gastroplastia endoscópica
A gastroplastia endoscópica é uma técnica minimamente invasiva realizada por meio de endoscopia.
Sem cortes ou grandes intervenções, o estômago é costurado internamente, com redução do volume em até 70%. A recuperação é rápida, e o paciente costuma retornar às atividades rotineiras em poucos dias.
Balão intragástrico
O balão intragástrico é uma opção não cirúrgica em que uma prótese de silicone preenchida com soro fisiológico é inserida no estômago por meio de endoscopia. Ele ocupa espaço no órgão, reduzindo a ingestão de alimentos e auxiliando na perda de peso.
O balão permanece no estômago entre 6 meses e 1 ano, e costuma dar resultados eficazes para quem precisa perder peso de forma temporária ou quer evitar uma intervenção invasiva.
Pós-operatório
O sucesso da cirurgia bariátrica depende, além da avaliação pré-operatória, do acompanhamento contínuo após o procedimento e de esforços como:
- Manter uma dieta adaptada, começando com líquidos e progredindo gradualmente para alimentos sólidos.
- Fazer suplementação de vitaminas e minerais, quando necessário.
- Não interromper o monitoramento para checar a perda de peso, corrigir deficiências nutricionais e prevenir complicações.
Por que escolher o Dr. Tiago Cardoso?

O Dr. Tiago Cardoso é referência no tratamento da obesidade em Manaus, com experiência em cirurgia bariátrica e endoscópica.
Ele é especialista nas principais técnicas de bariátrica – bypass gástrico, sleeve gastrectomy, gastroplastia endoscópica e balão intragástrico – e oferece soluções personalizadas para cada paciente.
Além da formação especializada, o Dr. Tiago é reconhecido por seu atendimento humanizado, com foco em acolher o paciente.
À frente da Medinova GastroCentro, ele conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e tecnologia médica de ponta para garantir resultados seguros e eficazes.
Na Medinova, cada detalhe é pensado para proporcionar conforto e segurança, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-cirúrgico.
Agende sua avaliação
Dê o primeiro passo para transformar sua saúde e qualidade de vida!
📞 WhatsApp: (92) 9 8429-2524
📍Medinova GastroCentro – Av. Umberto Calderaro, 455, sala 1410, Adrianópolis. Edifício Cristal Tower.
🔗 Siga: @drtiagocardoso | @levementebariatrica